Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018

STF
Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, 16h:57

Dias Toffoli assume o comando do STF - assista

Redação

STF

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) realiza sessão solene neste momento para dar posse aos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, respectivamente na Presidência e na Vice-Presidência do Supremo. Dias Toffoli será o mais jovem integrante a presidir o STF, desde o Império. Antes dele, esse título pertencia ao atual decano da Corte, ministro Celso de Mello.

Prestes a completar 51 anos de idade, em 15 de novembro deste ano, Toffoli comandará o Judiciário brasileiro e presidirá também o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante o biênio 2018/2020. Ele foi eleito no dia 8 de agosto último para a Presidência do STF, juntamente com o ministro Luiz Fux para o cargo de vice-presidente.

Solenidade

Cerca de mil convidados são aguardados para a solenidade, entre autoridades, amigos e familiares dos empossandos. Estão confirmadas as presenças do presidente da República, dos presidentes da Câmara e do Senado, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados Brasil (OAB) e da procuradora-geral da República, além de parlamentares, ex-parlamentares, governadores, ministros de Estado, presidentes de Tribunais superiores e de outros tribunais, membros do Ministério Público e representantes da sociedade civil.

A cerimônia de posse tem início com o Hino Nacional , que será interpretado por 25 meninos e meninas entre 5 e 14 anos que formam o Coral Ecumênico Infanto-Juvenil Boa Vontade. Em seguida, procedem-se os discursos. O ministro Luís Roberto Barroso falará em nome dos demais integrantes da Corte e depois discursam o presidente da OAB, Cláudio Lamacchia, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e o ministro Dias Toffoli.

Após a solenidade, os novos presidente e vice-presidente recebem cumprimentos no Salão Branco do STF.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!