Sábado, 19 de Setembro de 2020

Mato Grosso

Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 12h:20

GLEBA BOA SORTE

Advogado denuncia falha grave em mandado de reintegração que afeta 300 famílias da Gleba Boa Sorte

Mandado manda desocupar fazenda Santa Cruz, mas moradores da Gleba Boa Sorte, que tem escritura, é que foram notificados

Jô Navarro

Arquivo pessoal

Trezentas famílias vão ficar sem teto a partir desta quarta-feira (16). São moradores da Gleba Boa Sorte, alocados pelo Intermat numa área localizada entre Cuiabá e o Lago do Manso. Após um longo processo judicial, o proprietário da Farinheira / Fazenda Santa cruz, conseguiu sentença favorável à desocupação. No entanto, A Gleba Boa Sorte possui matrícula, o que prova que os moradores têm direito legítimo, e o Intermat é reponsável por eles. Na ordem de despejo não consta a localização exata, com coordenadas, das casas que serão desocupadas. 

O Dr. Daniel Ramalho representa os moradores e relata uma situação atípica e inaceitável. "Conversamos com ooficial de justiça responsável pelo cumprimento da ordem e ele confirmou que não conhece o local, mas o proprietário da área vai indicar quais casas serão desocupadas". 

Segundo o advogado, no Mandado de Reintegração de Posse, a área a ser reintegrada é a própria Fazenda Santa Cruz, não a Gleba Mercedes. No entanto, os moradores da Gleba foram notificados da reintegração e estão desesperados.

Reprodução

Mandado de Reintegração fazenda Santa cruz

 

Desdes o amanhecer desta terça-feira (15) as famílias estão diante do Palácio de Justiça, em Cuiabá, para chamar a atenção do magistrado que analisa Mandado de Segurança para suspender a reintegração.

Segundo Daniel Ramalho, o que parece estar em jogo é a existência de ouro no subsolo daquela região.  Ainda segundo o advogado, o dono da fazenda chegou a ameaçar que serão 'recebidos a bala'.

"Isso vai acabar num banho de sangue", alertou Ramalho.

Além da irregularidade no Mandado de Reintegração e da Gleba possuir escritura, a desocupação em plena pandemia do coronavírus contraria entendimento do Supremo Tribunal Federal.

Arquivo pessoal

Manifestação Gleba Boa Sorte

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO