Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018

Legislativo

Terça-Feira, 06 de Dezembro de 2016, 00h:00

RENAN FALA AO VIVO

Renan Calheiros fala sobre afastamento

Redação

O senador Renan Calheiros concede entrevista coletiva sobre a decisão do ministro Marco Aurelio, que concedeu liminar afastando-o da presidência do Senado.

Nesta manhã o Senado comunicou, em nota, que já entrou com recurso contra o afastamento.

Há poucos minutos,  o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, liberou para o plenário o recurso interposto pelo Senado na ação em que o determinou o afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL). Decisão pode ocorrer na quarta (7).

Segundo o jornalista Camarotti, "hoje, o grupo de Renan considera que ele tem apenas 3 votos no Supremo: dos ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. A previsão é que se repita o placar da votação sobre a possibilidade de um réu ocupar cargo na linha sucessória. Dias Toffoli pediu vistas na ocasião, mas já há uma maiorida de 6 votos sobre esse entendimento."

Às 14h22 Jorge Viana, primeiro-vice-presidente do Senado, anunciou que está suspensa a sessão de votações que estava marcada para esta tarde.

Por volta das 15h , em declaração à imprensa, Renan disse que iria “atender a decisão da Mesa, porque ela observa o princípio da separação dos Poderes”. Ele criticou o ministro Marco Aurélio “por tomar uma decisão monocrática a apenas nove dias de acabar o ano legislativo”.

“Eu acho sinceramente que  isso não se vê em nenhuma democracia. Eu já me obriguei a cumprir  liminares piores de Marco Aurélio. Entre elas, a que nos impedia de acabar com os supersalários no Senado. Ele me obrigou e eu tive que citar um a um os funcionários que recebiam a mais do que o teto,  para só então acabar com os supersaláarios. O ministro Marco Aurélio, aliás, parece que treme na alma toda vez que ouve falar em supersalário”, disse Calheiros.

Leia também:

Senado recorre da decisão do STF de afastar presidente

Pedro Taques comenta queda de Renan e critica pressa para aprovar leis

Afastamento de Renan: é preciso ver além do véu

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO