Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020

Judiciário
Segunda-Feira, 27 de Julho de 2020, 11h:52

CONGRESSO DIGITAL

Cármen Lúcia: Fake news é um faroeste digital que compromete a verdade e a vida das pessoas

Cícero Henrique

Reprodução

Congresso Digital

O 1º Congresso Nacional Digital Covid-19 Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia, que começou hoje (27) e vai até o dia 31 de julho, conta com diversas autoridades no meio jurídico, entre ministros do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, além de advogados, estudantes e jornalistas.

Um evento exclusivo para advogados, advogadas, estudantes, estagiários, profissionais do Direito em geral e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O I Congresso Digital Covid-19 Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia terá 6 salas de transmissão simultânea, 168 painéis, 17 conferências magnas e 513 palestrantes nacionais e internacionais.

O evento já conta com mais de 100 mil participantes logo no primeiro dia, que teve na abertura a palestra magna do futuro presidente do STF, ministro Luiz Fux.

A ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, em sua palestra destacou o mal que as fake news fazem para a sociedade e as instituições no país.

"A desinformação estimula um verdadeiro faroeste digital, por isso é necessário que as plataformas digitais excluam tais práticas criminosas no meio digital", pontuou a ministra.

"As liberdades de imprensa se conjugam, não os crimes, por isso que em tempos de pandemia a comunicação verdadeira, responsável é fundfamental, um item básico dos direitos fundamentais".

Para a ministra Cármen Lúcia, é preciso ter educação civica digital, não se pode ter um faroeste digital com desinformação  e fake news que comprometem a verdade e a vida das pessoas.

Na pandemia cada um é responsável por si e pelo outro.

"A Constituição Brasileira estabelece o respeito a ciência. Se não fosse as informações verdadeiras  noticiadas pela imprensa e o trabalho da ciência com certeza a tragédia seria maior no Brasil", afirmou a ministra Carmén Lúcia.

https://www.oab.org.br/congressodigital/pdf/Programac%CC%A7a%CC%83o%20Esquema%CC%81tica13%20(26.07).pdf

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO